COMPROMISSO DOS GERENTES

COMPRIMISSO DOS GERENTES


compartilhar:

Transformar a Caixa Econômica Federal em uma:

• Empresa Ágil
• Comercialmente Competitiva
• Socialmente Eficaz

Compromisso dos Gerentes

Nós, Gerentes da Caixa Econômica Federal, assumimos um compromisso durante a realização do I Seminário Nacional de Gerentes, realizado em outubro, em Atibaia-SP. Gerentes de todos os Estados, eleitos pelos colegas, tinham como incubência definir sobre propostas apresentadas pelas AGECEFs.

Três dias de intensos debates e surge, então, a "Carta de Atibaia", documento que contém os princípios básicos da atuação dos Gerentes e as propostas para tornar a CEF uma empresa ágil, comercialmente competitiva e socialmente necessária e eficaz. Com sete anexos, a "Carta de Atibaia" não é apenas um conjunto de sugestões encaminhadas ao presidente da Instituição, Danilo de Castro.

A "Carta de Atibaia" representa o compromisso dos Gerentes perante a Administração e a Sociedade de transformar a Caixa Econômica Federal, cada vez mais, em uma Instituição Financeira capaz de dar as respostas que a Nação exige, em termos de investimentos sociais.

Para isso, a CEF precisa ser também um Banco Comercial eficiente e competitivo, em condições de disputar o mercado com a rede bancária privada.

E agora nós, Gerentes, temos mais condições de somar forças e interferir positivamente nos destinos da CEF e, conseqüentemente, do nosso País. Temos consciência do nosso papel enquanto profissionais e também enquanto segmento que tem a responsabilidade de liderar e, ao mesmo tempo, de ser o elo de ligação entre a Administração e a Sociedade Brasileira.

Essa consciência está claramente refletida na nossa capacidade de organização. Hoje temos Associações de Gerentes em praticamente todas as SUREGs. Ao todo, são 27 AGECEFCs. Essas entidades, por sua vez, estão ligadas à Federação Nacional das Associações de Gerentes da CEF FENAG.

A "Carta de Atibaia" é o primeiro grande resultado da nossa organização a nível nacional. Agora temos delineados os princípios básicos da nossa atuação, as sugestões feitas à Administração e os compromissos que assumimos conjuntamente, durante o I SENAGECEF.

DIRETORIA FENAG

Ilmo Sr.
Dr. Danilo de Castro
DD. Presidente da CEF

Sr. Presidente,

Resultante do Primeiro Seminário Nacional de Gerentes da CEF, realizado na cidade de Atibaia/SP, nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 1993, entregamos à V. Ex. o relatório incluso, com a idéias, propostas e sugestões emanadas do colegiado e que consubstanciam as prioridades selecionadas para alavancar o processo evolutivo da Caixa Econômica Federal, contemplando o pensamento, a vontade e a predisposição do corpo gerencial da Empresa, aqui representada por expressivo contingente de executivos.

A CAIXA que quereremos é a mesma que a Sociedade Brasileira exige:

• Empresa Ágil
• Comercialmente Competitiva
• Socialmente Eficaz

Atibaia, 24 de outubro de 1993.

Para que as idéias relatadas possam ser implementadas, é indispensável um adequado planejamento do futuro, que restabeleça a certeza na perpetuação da Empresa, independente do cenário político nacional.

Nossa pretensão é aplicar, imediatamente, as ações abaixo relacionadas, que estão no nosso âmbito de decisão, sempre com o espírito e propósito de capitalizar em benefícios da CAIXA os seus resultados diretos e indiretos para :

Intensificar a atuação junto às autoridades constituídas, principalmente a classe parlamentar, estimulando simultaneamente maior participação no processo político, visando a defesa da Instituição.
Participar, ativa e permanentemente, dos movimentos associativos regionais.
Buscar o envolvimento efetivo das equipes junto às forças vivas da comunidade, divulgando a CEF em todas as instâncias.
Estimular o desenvolvimento do corpo Funcional, tanto através das formas Institucionalizadas, quanto pela busca pessoal do aprimoramento profissional.
Propiciar a participação dos empregados no processo decisório, nos mais diferentes níveis.
Intensificar a vigilância sobre as operações e contratações efetivadas, visando preservar a liquidez, a rentabilidade e a Imagem da Empresa.
Valorizar as relações humanas nas nossas Unidades, segundo a tendência contemporânea.
Assumir o compromisso de as AGECEFs serem o elo de ligação entre a DIREL Divisão de Relações Institucionais e os representantes políticos locais, fortalecendo a relação da CEF com nossas lideranças.

A vontade de mudanças que a conjuntura impõe e os compromissos por nós assumidos entusiasticamente neste evento refletem e complementam aqueles contidos no documento "A Caixa em Primeiro Lugar". Conscientes disso, faremos uma ruptura positiva de vital importância no momento histórico em que vivemos.

Josemar Sebastião dos Santos
Ex-Presidente da FENAG

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br