NOTÍCIAS

17
Ago

Campanha Salarial 2022: FENAG acompanha mesa Caixa/Contec sobre quebra de caixa, tesoureiros, caixa minuto e PLR social

Brasília, 16 de agosto de 2022 – O vice-presidente da FENAG, Pedro Sérgio dos Santos Barbosa (Pepô), acompanhou a mesa de negociação virtual da campanha salarial para o próximo biênio, a convite da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – Contec, na sexta-feira (12/8).  

As demandas tratadas foram quebra de caixa, tesoureiros, caixa minuto e PLR social de 2020. 

Quebra de caixa - O coordenador da mesa da Contec, Carlos Roberto Rodrigues (Carlão), solicitou a implantação da quebra de caixa a todos os avaliadores, caixas e tesoureiros, que não recorreram à justiça, para equiparar a remuneração dos empregados que executam esta atividade. A maioria dos sindicatos já obteve êxito em ações judiciais sobre esta questão, logo, acredita-se serem poucos ainda não beneficiados. A Comissão da Contec também propôs a instalação de Comissões de Conciliação para solucionar este impasse. 

A representação da Caixa, coordenada por Janaína Bosa Daniel, afirmou que analisará a proposta, exceto para a função de caixa por já haver quebra de caixa na remuneração deste posto.   

Jornada dos tesoureiros – Os representantes da Contec também pediram a correção da jornada de trabalho dos tesoureiros que ainda cumprem 8 horas diárias para 6 horas, conforme determinado pela justiça nas ações ingressadas pelas entidades representativas dos empregados. 

A Caixa se comprometeu a analisar a questão da Comissão de Conciliação para solucionar estas discrepâncias. 

Caixa minuto - A Comissão Contec demonstrou preocupação com a função caixa minuto. A extinção do caixa efetivo (sem designação) tem gerado grande desconforto entre os empregados com formação de caixa. Apesar de exercerem outra atividade, são convocados a exercer a função de caixa em dias de pico. 

Há resistência, pois além do empregado se desviar de sua atividade, trabalha como caixa por pouco tempo com remuneração insignificante considerando o elevado risco por não permanecer na rotina deste serviço. A Comissão Caixa também se prontificou a analisar esta questão. 

PLR Social – Os representantes dos empregados ainda pediram esclarecimentos sobre o pagamento da PLR Social de 2020 em 4%, conforme acordo consignado e discussões em ações judiciais, e não 3% como foram efetuados. A Comissão Caixa apresentou novamente os valores pagos e apontou ter pagado em outras verbas da PLR acima do previsto, compensando a PLR Social, pois o banco não alcançou os quesitos para implantar em 4%. 

O presidente da FENAG e o vice, Mairton Neves e Pepô, também participarão da próxima rodada amanhã (17/8). A pauta será estabelecida pelas coordenações para alinhamento com a Mesa Fenaban.

Os representantes da Federação participaram das cinco mesas de negociação, como convidados da Contec, em que debateram assédio, metas abusivas, saúde, Saúde Caixa, Funcef, tele trabalho e acessibilidade.    

 

#FENAG #AGECEF #AGECEFSPI #Contec #MesaContecCaixa


Notícias Relacionadas

FENAG e AGECEF/SPI participam da visita de Rita Serrano em Araraquara

ICL repercute nota das entidades dos empregados da CAIXA sobre tentativas de uso político do banco

FENAG cumpre extensa agenda em Brasília

FENAG divulga relatório atualizado das ações coletivas

FENAG e entidades dos empregados da CAIXA se manifestam sobre tentativas de uso político do banco público

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br