NOTÍCIAS

17
Ago

Campanha Salarial 2022: FENAG acompanha mesa Caixa/Contec sobre quebra de caixa, tesoureiros, caixa minuto e PLR social

Brasília, 16 de agosto de 2022 – O vice-presidente da FENAG, Pedro Sérgio dos Santos Barbosa (Pepô), acompanhou a mesa de negociação virtual da campanha salarial para o próximo biênio, a convite da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – Contec, na sexta-feira (12/8).  

As demandas tratadas foram quebra de caixa, tesoureiros, caixa minuto e PLR social de 2020. 

Quebra de caixa - O coordenador da mesa da Contec, Carlos Roberto Rodrigues (Carlão), solicitou a implantação da quebra de caixa a todos os avaliadores, caixas e tesoureiros, que não recorreram à justiça, para equiparar a remuneração dos empregados que executam esta atividade. A maioria dos sindicatos já obteve êxito em ações judiciais sobre esta questão, logo, acredita-se serem poucos ainda não beneficiados. A Comissão da Contec também propôs a instalação de Comissões de Conciliação para solucionar este impasse. 

A representação da Caixa, coordenada por Janaína Bosa Daniel, afirmou que analisará a proposta, exceto para a função de caixa por já haver quebra de caixa na remuneração deste posto.   

Jornada dos tesoureiros – Os representantes da Contec também pediram a correção da jornada de trabalho dos tesoureiros que ainda cumprem 8 horas diárias para 6 horas, conforme determinado pela justiça nas ações ingressadas pelas entidades representativas dos empregados. 

A Caixa se comprometeu a analisar a questão da Comissão de Conciliação para solucionar estas discrepâncias. 

Caixa minuto - A Comissão Contec demonstrou preocupação com a função caixa minuto. A extinção do caixa efetivo (sem designação) tem gerado grande desconforto entre os empregados com formação de caixa. Apesar de exercerem outra atividade, são convocados a exercer a função de caixa em dias de pico. 

Há resistência, pois além do empregado se desviar de sua atividade, trabalha como caixa por pouco tempo com remuneração insignificante considerando o elevado risco por não permanecer na rotina deste serviço. A Comissão Caixa também se prontificou a analisar esta questão. 

PLR Social – Os representantes dos empregados ainda pediram esclarecimentos sobre o pagamento da PLR Social de 2020 em 4%, conforme acordo consignado e discussões em ações judiciais, e não 3% como foram efetuados. A Comissão Caixa apresentou novamente os valores pagos e apontou ter pagado em outras verbas da PLR acima do previsto, compensando a PLR Social, pois o banco não alcançou os quesitos para implantar em 4%. 

O presidente da FENAG e o vice, Mairton Neves e Pepô, também participarão da próxima rodada amanhã (17/8). A pauta será estabelecida pelas coordenações para alinhamento com a Mesa Fenaban.

Os representantes da Federação participaram das cinco mesas de negociação, como convidados da Contec, em que debateram assédio, metas abusivas, saúde, Saúde Caixa, Funcef, tele trabalho e acessibilidade.    

 

#FENAG #AGECEF #AGECEFSPI #Contec #MesaContecCaixa


Notícias Relacionadas

FENAG SE REUNE COM DIRETOR DE REDE DA CAIXA

FENAG PARTICIPA DE EVENTO DE APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA FUNCEF – 2023

Fenag Solicita Esclarecimentos à Caixa Acerca da Migração das Atividades de Loterias para Subsidiária

CAIXA ESCLARECE À FENAG SOBRE FORMULÁRIO DE ADESÃO DO PDV

Sucesso! Encontros Regionais reúnem todas as AGECEFs do Brasil!

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br