NOTÍCIAS

03
Ago

Justiça concede decisão favorável às AGECEF por assédio

Por iniciativa da FENAG, Associações federadas ingressaram com ação judicial em face da CAIXA após crescimento exponencial de denúncias e relatos de adoecimentos 

 Nesta terça-feira (1º), as ASSOCIAÇÕES DOS GESTORES DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – AGECEF obtiveram, na Justiça do Trabalho, decisão favorável à ação civil coletiva ajuizada por iniciativa da FENAG, em face da CAIXA, por assédio moral praticado contra os empregados do banco público. 
Imposição de metas de produtividades inexequíveis e crescentes, jornadas de trabalho diárias superiores a 12 horas, excessos de punições, exposição de empregados em ranqueamento por metas e responsabilização pela administração de extensas filas para atendimento nas agências durante a pandemia foram alguns dos atos abusivos comprovados com documentos e confirmados por relatos na ação. Inúmeros empregados adoeceram e muitos até se afastaram das atividades laborais por recomendações médicas. 
Considerando a gravidade e a intensidade da repercussão dos atos, as AGECEF obtiveram deferimento da tutela provisória no Tribunal Regional do Trabalho de Brasília que intimou a CAIXA a cumprir as obrigações impostas, independente do trânsito em julgado. A indenização de R$ 500 mil por danos morais coletivos será revertida em benefício ao Fundo de Amparo do Trabalhador – FAT e tem caráter punitivo, pedagógico e preventivo, pois visa, além do reparo aos empregados lesados, abolir a continuidade dos episódios de assédio moral nas relações trabalhistas do banco. 
 “Nesse contexto, o assédio moral se caracteriza com elemento psicologicamente agressivo, expondo os trabalhadores a danos emocionais e doenças psicossomáticas que, em casos mais graves, podem levar a mortes e suicídios”, relatou a juíza no despacho.
Para o presidente da FENAG, Marconi Apolo, que representou as entidades nas audiências, “a FENAG e as AGECEF foram fiéis à sua missão ao ingressarem com esta ação judicial contra a política de assédio instalada na CAIXA, principalmente, no âmbito da VIRED (Vice-Presidência de Rede de Varejo) durante a gestão anterior”.   
A FENAG e as AGECEF solicitarão que a multa desta ação seja revertida ao Saúde CAIXA, em compensação dos impactos ao plano com o elevado índice de empregados adoecidos pelo assédio sofrido na empresa. 
A ação foi impetrada em outubro de 2020, após a FENAG encaminhar, à Direção do banco, oito ofícios denunciando a recorrência e a gravidade das consequências destas práticas ilícitas sem obter respostas. 

Notícias Relacionadas

FENAG presente na celebração dos 20 anos da Revista da ADVOCEF

FENAG participa da posse de Maria Rita Serrano na presidência do DIAP

Rodoarte – Dança e Inclusão sobre Rodas

MARANHÃO | Hortas Comunitárias – Centro do Primo

NOTA CONJUNTA DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS EMPREGADOS DA CAIXA

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br