NOTÍCIAS
30 Nov
Mensagem aos Associados!
A Fenag – Federação Nacional das Associações de Gestores da
Caixa realizou, no período de 25 e 26/11/22, o 67º ENAGECEF – Encontro Nacional das Associações de Gestores da
Caixa, na cidade de Brasília/DF. Neste evento, contamos com as presenças do vice-presidente
de Rede de Varejo - VIRED, Júlio Volpp; do diretor de Rede de Varejo e
Adimplência - DERED, Matheus Sinibaldi; e do superintendente nacional de
Relações Trabalhistas - SUBER, Edgard Rodrigues.
O encontro reuniu 180 empregados e aposentados da Caixa de todo o
Brasil, momento no qual foram tratados temas de interesse da Caixa e dos
Gestores. Tivemos ainda palestra da Deputada Federal, Érika Kokay, e do nosso
Herói Olímpico o Maratonista, Vanderlei Cordeiro, que, com os presentes, lançou
o Projeto Vida Fenag que visa promover bem-estar e qualidade de vida aos
associados das Agecefs e familiares em todo o Brasil.
Outro ponto marcante do encontro foi a comemoração dos 30 anos da Fenag
numa belíssima festa realizada com a presença dos participantes do 67º ENAGECEF
e seus familiares e os Ex-Presidentes da Fenag que abrilhantaram o evento.
No
encontro acolhemos, analisamos e aprovamos as sugestões de melhorias nas áreas
de processos, pessoas, estratégias e resultados da Caixa, as quais são
sugeridas pelos associados nas Unidades da Caixa, avaliadas nos encontros
regionais e, finalmente, aprovadas no encontro nacional que depois encaminhamos
à Caixa como sugestão de aprimoramento e melhoria. Neste encontro, foram
analisadas mais de cem propostas.
Conforme combinado com o VIRED anteriormente, protocolamos, no dia 28 de
novembro, sugestões aprovadas no ENAGECEF sobre o Tema: PQV - Programa de
Qualidade de Vendas, que devem subsidiar o debate e alterações a serem propostas
pelo GT da Matriz que desenvolve o tema atualmente.
A
Fenag adaptou uma ferramenta muito utilizada no processo de vendas denominada SPIN
Selling, desenvolvida por Neil Rackham, a partir da qual analisamos,
através de perguntas abertas, a Situação, Problemas, Implicações e
Necessidades de mudança, dos temas de maior interesse em debate na Empresa no
momento. Seguem sugestões encaminhadas à Caixa em 28 de novembro.
PQV - Programa de
Qualidade de Vendas
SITUAÇÃO
· Percepção de que o sistema foi feito para
penalizar os empregados ao invés de cumprir a resolução CMN 4909 que prevê um
programa de treinamento de empregados e prestadores de serviço e equilíbrio
entre a meta de resultados e desempenho.
· Falta de contraditório quando se trata de
reclamação de conduta do empregado gerando injustiça, desmotivação e
adoecimento dos Gestores e Empregados.
·
Empregados inseguros e resistentes à venda por
temer penalização.
·
Ouvidoria sugere incluir categorização de venda
casada mesmo quando há conformidade na venda e não há comprovação do
condicionamento de fato.
·
Adoecimento de empregados/vendedores por
notificação indevida/injusta, sem direito a defesa.
· Aplicação indevida de feedback ao Gestor Chefe
da Unidade por sua pontuação individual gerando incongruência com a norma que
prevê a nota média da Unidade X Individual.
·
Penalização de gestores/vendedores sem direito
a defesa inclusive por denúncia anônima.
PROBLEMA
·
Adoecimentos dos empregados.
·
Impacto negativo no resultado da empresa Caixa.
·
Potencial passivo trabalhista.
·
Desmotivação dos empregados com prejuízos para
o clima organizacional.
·
Inibição de ações criativas e inovadoras.
·
Impacto no encarreiramento dos empregados e
formação de sucessores.
·
Possibilidade de perda de função de empregados
em razão de apontamentos indevidos.
·
Utilização indevida do PQV como ferramenta para
redução do valor das comissões sobre as vendas.
IMPLICAÇÕES
·
Impacto na saúde e qualidade de vida dos
empregados.
·
Baixa qualificação das carteiras.
·
Desvalorização das carreiras.
·
Impacto negativo no balanço da Caixa.
·
Impacto na sustentabilidade da empresa.
NECESSIDADE
DE MUDANÇAS/SUGESTÕES
·
Sugerimos o fim do caráter punitivo e
personalizado do PQV.
·
Desvinculação do feedback.caixa do PQV.
·
Desvinculação do PQV do comissionamento de
venda de produtos.
·
PQV deve ser: pedagógico, instrutivo, impessoal
e estatístico.
·
Criação de um sistema estatístico que
identifique as ocorrências por Unidade, SEV ou região, com a finalidade de
propor e realizar ações educacionais conforme define a resolução 4909 do CMN.
Muito
em breve, divulgaremos todas as propostas aprovadas no ENAGECEF.
Vamos
juntos!
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