Saúde Caixa: Negociação com a direção da Caixa acontece nesta quinta-feira (09/11)
A última negociação sobre o Saúde Caixa entre representantes dos empregados e direção da Caixa aconteceu na quarta-feira (1/11).
Nova reunião está marcada entre a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE Caixa) e a direção do banco para a próxima quinta-feira (9/11), das 9 às 20 horas, em Brasília (DF). A retoma os debates sobre o plano.
Cenário
Os representantes dos empregados ingressaram na reunião de quarta-feira (1/11) em um cenário em que, o efeito do déficit deste ano para o Saúde Caixa, poderia gerar o pagamento de 4,5 contribuições extraordinárias para sua recomposição.
Nestes últimos três anos (2021 / 2022 / 2023) o valor referente a despesa de pessoal não foi incorporado pela Caixa - as despesas foram indevidamente inclusas em despesas administrativas com o plano de saúde - e chega a cerca de R$ 192 milhões - o que cobriria todo o déficit projetado para o ano.
Avanços
Na avaliação dos representantes dos empregados, os avanços conquistados na reunião anterior - referente a renovação do Acordo específico do Saúde Caixa - foram positivos.
De acordo com a Comissão, houve avanço para solucionar o déficit de 2023 - usando as reservas técnicas e de contingência, além da Caixa assumir o compromisso com a sua responsabilidade sobre os custos do pessoal do Saúde Caixa, incorporando toda a despesa deste ano.
Os representantes dos empregados reforçaram a necessidade de a Caixa também incorporar as despesas de pessoal dos dois últimos anos (2021 e 2022).
Propostas da Caixa
Na negociação de 01/11, referente ao custeio de 2024, entre as propostas apresentadas pelo banco, está a proposta de futura cobrança para todos os dependentes do plano, a fim de ajustar a situação financeira do plano.
Os representantes dos empregados solicitaram mais informações sobre o impacto dessa medida para o custeio. Estes dados devem ser apresentados nesta quinta-feira (09/11).
Negociação
A negociação que estava travada, voltou a andar após a mobilização dos empregados no Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, ocorrido em 30 de outubro, em todo país, apoiado pela FENAG.
O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre o Saúde Caixa termina em dezembro e é preciso avançar nos debates sobre o custeio, questão essencial para a manutenção do plano de saúde dos empregados e empregadas do banco.
O Saúde Caixa é um plano coletivo baseado no mutualismo, na solidariedade e no pacto intergeracional.