NOTÍCIAS

14
Jun

Fenae e Fenag apoiam a Chapa 1 - A Funcef é dos participantes. Pela valorização da representatividade dos participantes na Funcef

Diante dos últimos acontecimentos no Brasil e nas mais diversas esferas políticas, sociais e econômicas, nós como entidades representativas dos empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal temos a clareza que o caminho para a construção de uma sociedade mais justa e democrática passa pela defesa dos direitos, das empresas públicas –  que são o alicerce da soberania do país – e do compromisso do diálogo permanente com os trabalhadores e trabalhadoras e demais atores da sociedade civil. É com esses princípios, que vimos por meio deste, manifestar nosso total apoio à Chapa 1 – A Funcef é dos Participantes, que concorre às vagas do Conselho Fiscal e Deliberativo para a eleição 2021 da Fundação dos Economiários Federais (Funcef). 

Entendemos que os empregados da Caixa, hoje, estão convencidos que o banco público está correndo grave perigo e que a Caixa está sendo fatiada e desmantelada para o projeto privatista do atual governo federal. É sabido que estamos vivendo um momento de fortes ataques de retirada de direitos e de distanciamento dos cidadãos e trabalhadores nos espaços de diálogo para a construção de projetos que interferem em nossas vidas, na vida dos nossos familiares e da população brasileira, assim como ocorre, consequentemente, nos espaços deliberativos do terceiro maior fundo de pensão do país, a Funcef.   

Hoje, todos os empregados que acompanham minimamente a questão da Fundação estão percebendo o risco que a Funcef está correndo, quando a própria entidade e a Caixa destituem diretores eleitos, enfraquecendo a composição paritária e ferindo a legislação e o estatuto vigente, desrespeitando desta forma, o processo democrático representativo, e ainda mais, cerceando o direito dos participantes no processo eleitoral. Fica nítido o projeto de ceifar a representação dos participantes no órgão que gerencia a previdência complementar dos empregados da Caixa Econômica Federal.    

Apoiamos a Chapa 1 – A Funcef é dos Participantes pelo seu compromisso com os empregados e com os participantes, os verdadeiros donos dos recursos da Funcef. Entendemos que incluir os participantes no cerne dos espaços de decisões é fundamental para a construção de uma governança mais transparente, democrática e com compliance, ou seja, com respeito às normas vigentes. 

Os últimos acontecimentos que envolvem a Fundação, demonstram claramente que a participação coletiva em todas as esferas de decisão está sendo destruída. As entidades que subscrevem este manifesto sempre primaram pela democratização e transparência na gestão das entidades fechadas de previdência complementar, caminho pelo qual se constrói um futuro cada vez melhor, onde as resoluções sejam tomadas em consenso, com o conjunto das instâncias representativas, dos trabalhadores e principalmente de todos os participantes. 

Em meio às preocupações com as recentes denúncias da imprensa de interferência do governo nos fundos de pensão, consideramos ser vital para a Fundação eleger uma chapa isenta e comprometida com os interesses dos participantes. 

Por uma governança mais democrática e pela diversidade na Funcef, não há mais tempo a esperar! É nosso futuro e de nossas famílias que estão em jogo. A Chapa 1 – A Funcef é dos Participantes representa a verdadeira participação coletiva e os anseios dos 140 mil participantes, que estão cada vez mais ameaçados.

 Manifesto

Notícias Relacionadas

FENAG SE REUNE COM DIRETOR DE REDE DA CAIXA

FENAG PARTICIPA DE EVENTO DE APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA FUNCEF – 2023

Fenag Solicita Esclarecimentos à Caixa Acerca da Migração das Atividades de Loterias para Subsidiária

CAIXA ESCLARECE À FENAG SOBRE FORMULÁRIO DE ADESÃO DO PDV

Sucesso! Encontros Regionais reúnem todas as AGECEFs do Brasil!

FALE CONOSCO

ENDEREÇO
SRTV/Sul Edifício Palácio do Rádio II Bloco II Sala 442 - Brasília - DF - 70340-902

TELEFONE
(61) 3223-0240

EMAIL
secretaria-executiva@fenag.org.br